![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMR3IS_L39twpsoMODoF0i2SNwvODNubNabLlUbZTZyAXtyegN9yv3-XUc1ZoGxe_czW5-9E7tPqkhFaRM5QSQTS4pQVabcG8twWrzxbo8qHiQRHDvsKpmvpVj0DGgTWiEAu0R2mUr2dWx/s320/DSC00466.JPG)
O projeto pedagógico do Instituto Educacional Clubinho da Criança contempla, como parte indissolúvel de sua missão, o processo "brincar-aprender".
Na educação infantil, a brincadeira é uma fonte de prazer no dia-a-dia das crianças. Mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil.
"A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender as normas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta.
"A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.(...) O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele - , bem como os objetos e o próprio corpo."